Quais são as utilidades do bronze industrial para as indústrias?

O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Talvez seja bastante conhecido pela fabricação de joias e medalhas olímpicas. Além disso, ele pode ter outros elementos (alumínio, silício, manganês, fósforo, chumbo) em sua composição, formando diversos tipos de ligas de cobre e dando início a diversas variações do bronze.

Este metal começou a ser utilizado na Antiguidade para a fabricação de armas e ferraduras, mas era muito caro. Desta forma, quem possuía uma espada de bronze, além de ter uma arma mais leve e resistente, tinha o status. Porém, viu-se que ele podia não ser assim tão resistente para este uso. O período de utilização do bronze nesta época foi tão grande que se passou até a chamar Idade do Bronze.

Embora seja utilizado em diversas partes e possua muitas variações, o bronze industrial é amplamente vendido em joias, sendo anéis, colares, brincos, medalhas, etc. Com a utilização dos demais elementos, o bronze industrial ganha diversas aplicações e é adaptado de acordo com a necessidade da atividade. Pode ser usados em estátuas, sinos, rolamentos, tubos, válvulas, utensílios domésticos, etc. em cada caso, ele é feito com ou sem adição de algum outro elemento.

Quando utilizado na fabricação de estátuas, o bronze industrial possui um pouco de chumbo e zinco; no caso dos sinos, ele utiliza mais estanho; já para peças de máquinas e tubos que precisam ser mais resistentes, ele usa fósforo para ficar duro e chumbo para ser mais fácil sua fundição.

Ele é importante ainda na fabricação de engrenagens, pois ele possui uma fricção muito pequena quando entra em contato com os demais metais. Assim, é muito usado em diversas máquinas e indústrias.

Para objetos em geral, o bronze industrial possui uma característica de cor escura e sem brilho, pois possui uma patina que se forma sobre ele, protegendo o objeto da oxidação. Quando vendidos, eles ainda são revestidos por uma camada de laca, que protege a patina e o metal. Devido a isso, o objeto de bronze deve ser escovado suavemente, mas nunca polidos, pois isto pode retirar esta proteção do metal.

E para você que está precisando de um bom forncedor de bronze industrial, de qualidade e que atenda seus requisítos, confie na IPM Bronze! A número um em toda região

Entre já em contato e solicite seu orçamento exclusivo!

Qual a principal diferença entre o Bronze SAE 62 e 620?

Bronze SAE 620!

Estamos tratando de um dos materiais de amplo uso dentro do mercado, justamente por conta de suas particularidades e características que são adequadas para diversos cenários.

Um mesmo material, como o bronze, pode ser comercializado em diversas formas. Isso porque o metal é uma matéria-prima excelente e pode atingir resultados diferentes de acordo com a produção ou metais secundários.

O bronze SAE 620 é um material constituído por uma mistura principal entre cobre e estanho, porém tem como elementos secundários a presença do alumínio, níquel, chumbo, zinco, fósforo e antimônio. O maior mercado do bronze SAE 620 é na produção de buchas e anéis, sendo direcionado para operações de cargas pesadas, com velocidade menor, alta pressão. Temperatura e situações semelhantes.

É um material que apresenta resistência no quesito corrosão, alta dureza, resiste muito bem aos impactos e também consegue absorver bem a energia.

Outra característica que chama bastante a atenção dos clientes, é sua elevada dureza, alta resistência contra a corrosão salina e suas propriedades que atendem muito bem os usos em grandes estruturas, pois tem a capacidade de absorver a energia de impactos.

Bronze SAE 62!

Basicamente, este tipo de material apresenta uma excelente resistência contra o desgaste, à corrosão e à fadiga superficial porém, sob uma boa lubrificação.

Apresenta uma ótima durabilidade, mesmo sendo ideal para trabalhar com cargas mais elevadas. Tal material, é indicado para a aplicação de mancais e coroas com elevado pico de carga e velocidade relativamente baixa.

Veremos a seguir as principais aplicações do bronze SAE 62:

• Mancais
• Coroas
• Guias Deslizantes
• Engrenagens
• Buchas
• Segmentos de anéis
• Pistão

Procurando uma liga bronze de qualidade e resistência? A IPM Bronze está a sua disposição. Trabalhamos apenas com a melhor liga encontrada no mercado, além de oferecer para todos os nossos clientes o melhor atendimento com o melhor custo benefício. Investir na IPM Bronze, é garantir ao seus projetos, qualidade e durabilidade estendida, além de proporcionar a melhor matéria-prima do mercado.

Qual a origem do bronze fosforoso?

O bronze é formado da mistura do cobre com estanho. A dureza do bronze está diretamente relacionada à quantidade de estanho na mistura, que pode chegar até 12% do valor total. Apesar da durabilidade que o estanho pode oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante para garantir rigidez, resistência mecânica e evitar desgaste: o fósforo. A partir disso, dá-se origem ao que conhecemos como bronze fosforoso.

O bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da história. Apesar de sua longa trajetória, ele continua sendo um dos mais populares membros da família da liga do cobre.

Acredita-se que o bronze surgiu por volta dos 5.000 a.C em razão da necessidade dos ferreiros em criar um material mais forte e volumoso, pois o cobre, por si só, possui uma textura “mole”, que não supria as necessidades da época.

No início, o bronze era muito utilizado para a fabricação de armas, estátuas, joias e medalhas. Nos dias de hoje, sua aplicação é mais diversa, estando presente nos navios, nos carros, nos instrumentos musicais e em tantos outros segmentos da indústria ou do cotidiano.

O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertencente à família dos não metais. Em sua união com o estanho e o cobre é capaz de oferecer grandes vantagens para a fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecido.

O fósforo é o elemento menos abundante na composição do bronze fosforoso, podendo chegar a no máximo 1% em relação às outras matérias-primas.

O bronze fosforoso é muito utilizado por sua excelente usinabilidade e facilidade no processo de soldagem. Além disso, outro diferencial é sua resistência à corrosão e capacidade de conduzir eletricidade

O bronze fosforoso pode ter várias aplicações. Quanto mais fósforo o produto possui, mais resistente ele é a desgastes, e menor será a sua necessidade de lubrificação para conservação.

O bronze fosforoso pode ser utilizado para produção de: mancais, coroas, engrenagens, anéis de vedação, componentes de válvulas, elevadores, empilhadeiras, pontes rolantes, flanges e conexões, buchas para prensa e guias deslizantes.

A procura por produtos a base de bronze fosforoso se dá principalmente por seu potencial anticorrosivo, propriedades mecânicas e excelente resistência contra abrasão. As peças fabricadas a partir da matéria-prima podem ser feitas sob medida para atender a necessidade do consumidor. O uso dessa liga metálica é comum em: indústrias navais, químicas, alimentícias, para sistemas hidráulicos, equipamentos marítimos, entre outros.

E para você que precisa de um excelente bronze fosforoso, com qualidade e atendendo aos seus projetos, pense grande e invista em uma empresa que produza com qualidade a melhor liga de bronze, nesse caso confie na IPM Bronze, a melhor em toda região!

Como e quando o broze grafitado surgiu

O bronze grafitado é um material composto de cobre, estanho e grafite, e é conhecido por suas propriedades de alta resistência ao desgaste e à fricção, condutividade elétrica e resistência à corrosão. O surgimento do bronze grafitado data de meados do século XX, e foi resultado de décadas de pesquisas e desenvolvimento em materiais de desgaste.

Os primeiros estudos sobre a adição de grafite a ligas de cobre foram realizados na década de 1920, com o objetivo de melhorar sua resistência ao desgaste e à fricção. No entanto, foi somente na década de 1950 que o bronze grafitado começou a ser amplamente utilizado em aplicações industriais.

A popularidade do bronze grafitado cresceu rapidamente na década de 1960 e 1970, com a expansão da indústria petroquímica e de papel e celulose, e a popularização de aplicações de transporte, como veículos ferroviários e navios. O bronze grafitado tornou-se uma escolha popular para peças sujeitas a desgaste elevado, devido à sua combinação única de propriedades mecânicas e elétricas.

Desde então, o bronze grafitado tem sido amplamente utilizado em uma ampla gama de setores, incluindo a indústria, construção, engenharia mecânica e eletrônica. Continua a ser uma opção popular para peças de desgaste e componentes elétricos, devido à sua combinação de desempenho, durabilidade e custo.

E para você que está procurando um bronze grafitado de qualidade, conife na IPM Bronze, a número um em toda região!

Entre já em contato e solicite seu orçamento exclusivo!

Como o Bronze SAE 65 pode ser perfeito para a fabricação de buchas de bronze?

A origem do bronze 65 veio a partir da combinação perfeita entre o cobre e o estanho em grande quantidade, o que garante maior resistência e dureza ao material. Além do cobre e o estanho, o bronze 65 leva em sua composição níquel, zinco, ferro, antimônio, enxofre, fósforo e o próprio alumínio, só que, em quantidades menores, além de outras matérias-primas. O bronze 65 apresenta grande dureza e tenacidade, com boa resistência ao desgaste, combate forte contra a corrosão e a exaustão superficial, também indicado para o trabalho com cargas bem mais elevadas, mas necessita apresentar uma boa lubrificação.

O bronze 65 é bastante conhecido entre os segmentos industriais justamente por sua resistência à corrosão, ótima condução termoelétrica e ótima elasticidade, por isso as aplicações mais comuns desta liga metálica tão nobre é bem vasta, veremos as principais a seguir.

  • Porcas
  • Buchas
  • Aparelhos elétricos.
  • Engrenagens
  • Acessórios navais.
  • Mancais
  • Guias deslizantes
  • Anéis de pistão

O bronze 65 é perfeito para a aplicação das buchas de bronze. A bucha de bronze 65 apresenta excelente condução termoelétrica, ótima dureza e alta resistência mecânica, sendo utilizados normalmente nos mais diversos setores industriais, exemplo, navais, dentro da usinagem, ramo siderúrgico, metalurgia, setor automobilístico, setor de fabricação de ferramentas, caldeirarias, setor elétrico e eletrônica, indústria química e a parte de refrigeração.

De forma geral, as buchas fabricadas com o bronze 65 são elaboradas seguindo padrões bem rígidos de qualidade, isso assegura a sua eficiência e, resistência tanto mecânica quanto à agentes corrosivos. As buchas de bronze 65 apresentam prolongada vida útil, preserva a lubrificação por um período de tempo maior que o normal, elevada capacidade de suportar altas temperaturas, fácil manuseio, melhora no acabamento, preço atrativo e podem ser formatadas da forma que o consumidor desejar.

A IPM Bronze é garantia de qualidade e resistência quando o assunto é a fabricação do bronze 65. A IPM Bronze é pioneira no mercado, trabalhando apenas com materiais de excelente qualidade, resistência estendida e ótimo custo-benefício, confie na IPM Bronze na hora de idealizar seus objetivos.

Bronze SAE 68-B quais são as principais funções ?

Bronze SAE 68-B quais são as principais funções ?

O Bronze SAE 68-B é um produto fabricado com diversos tipos de elementos, tais como, o cobre, alumínio e ferro, que tornam a bucha um material de grande resistência a variados fatores, entre eles podemos citar:

  • Altas temperaturas
  • Agentes corrosivos
  • Cargas elevadas
  • Vibrações
  • Cavitação
  • Desgastes

O Bronze SAE 68-B por ser um material versátil e de excelente propriedade é vastamente utilizada em diversos setores industriais, por exemplo, setores navais, metalurgia, siderurgia, automobilístico, químico e demais segmentos. A sua aplicabilidade é extensa, podendo ser utilizada na fabricação de variadas peças e na manutenção e construção de equipamentos e maquinários industriais.

O bronze SAE 68-B é um produto bastante versátil, elaborado seguindo determinados e rígidos padrões de qualidades, que asseguram a sua excelente eficiência e desempenho. Veremos a seguir mais algumas das vantagens desse produto:

  • Permite Polimento
  • Custo chamativo
  • Durabilidade prolongada
  • Simples utilização
  • Confecção sob medida
  • Excelente acabamento
  • Baixo ruído

De forma geral, o Bronze SAE 68-B apresenta excelente resistência contra a corrosão e ao desgaste.

Essa liga foi resultado da adição de ferro, cobre e alumínio com características mecânicas elevadas e resistentes agentes químicos, corrosão, choque e fadiga. Além claro, de alta resistência, combinado com certa ductibilidade e apresenta baixo coeficiente de fricção em relação ao aço. Indicado para o uso em banho decapagem, porcas, parafusos, alicates para solda, buchas de laminadores e equipamentos marítimos.

E para você que necessita para o seu projeto de um bom Bronze SAE 68-B, o melhor caminho é investir em uma empresa de qualidade e que atenda a todas suas necessidades, é ai que entra a IPM Bronze, a número um em toda região quando se trata de qualidade nos materiais e um excelente atendimento!

Entre já em contato e solicite seu orçamento exclusivo!

Todas as aplicações de um material feito em bronze grafitado

O bronze grafitado é um material composto de cobre, estanho e grafite, e tem uma ampla gama de aplicações devido às suas propriedades únicas. Algumas das aplicações comuns incluem:

Peças de desgaste: O bronze grafitado é comumente usado para fabricar peças de desgaste, como anéis de pistão e mancais, devido à sua resistência ao desgaste e à fricção.

Válvulas: O bronze grafitado é uma escolha popular para válvulas devido à sua capacidade de suportar altas pressões e temperaturas.

Engrenagens: As propriedades de desgaste e fricção do bronze grafitado o tornam uma escolha popular para engrenagens em aplicações industriais.

Conectores elétricos: O bronze grafitado é usado para fabricar conectores elétricos devido à sua boa condutividade elétrica e resistência à corrosão.

Eletrônica: O bronze grafitado é usado em aplicações eletrônicas, como conectores de fios e terminais, devido à sua boa condutividade elétrica e resistência à corrosão.

Estas são apenas algumas das aplicações do bronze grafitado. Em geral, é um material versátil que é amplamente utilizado em uma ampla gama de setores, incluindo indústria, construção, engenharia mecânica e eletrônica.

Bronze BZ 12 faz total diferença para peças de qualidade!

O bronze é uma liga metálica que apresenta sua composição básica os elementos cobre e estanho. Trata-se de uma liga metálica em que seus elementos são de vital importância para que o metal exerça sua melhor função. O que muita gente não sabe é que sua composição pode variar de acordo com a sua utilidade e se forem adicionados novos elementos como por exemplo, alumínio, fósforo, chumbo, silício e manganês, podendo ocorrer até variações de nomes. Para termos uma breve ideia de sua importância para a história da humanidade, este material vem sendo utilizada pela população desde a antiguidade.

A história do bronze começou por volta dos anos de 5.000 a.C, quando os ferreiros da época misturaram estanho no cobre, que era o material mais utilizado na época. Essa foi uma das tentativas de aumentar o volume do metal, pois a utilização do cobre estava sendo considerada não benéfica devido sua baixa procura. Foi nesse exato momento em que o bronze surgiu a partir disso, esse metal começou a ser trabalhado e produzido na última fase da Pré-História, época que levou o nome de Idade do Bronze.

Nos anos iniciais, o bronze era utilizado para confeccionar armas, como espadas, lanças e capacetes, para a produção de sinos de igreja e também para a confecção de joias, estátuas e máscaras. As civilizações antigas como a do Egito, da Grécia e da Babilônia foram as que mais se beneficiaram com a comercialização do bronze.

O bronze BZ-12 possui uma grande dureza, visto que, sua tenacidade é garantida. Apresenta boa resistência contra o desgaste, corrosão e contra a fadiga superficial.
Esse material permite trabalhar com cargas específicas elevadas, porém vale lembrar que esse material só apresentará grande resultado se estiver bem lubrificado.

De forma geral, o Bronze BZ 12 é indicado para:

Mancais
• Coroas
• Guias deslizantes
• Engrenagens
• Buchas
• Segmentos de anéis

E apara aderir a um Bronze BZ 12 de qualidade o ideal é investir em uma empresa de qualidade. Confie na IPM Bronze!

Quais segmentos o bronze industrial atendem necessidades?

O bronze é um metal que surge da junção do cobre com o estanho. Talvez seja bastante conhecido pela fabricação de joias e medalhas olímpicas. Além disso, ele pode ter outros elementos (alumínio, silício, manganês, fósforo, chumbo) em sua composição, formando diversos tipos de ligas de cobre e dando início a diversas variações do bronze.

Este metal começou a ser utilizado na Antiguidade para a fabricação de armas e ferraduras, mas era muito caro. Desta forma, quem possuía uma espada de bronze, além de ter uma arma mais leve e resistente, tinha o status. Porém, viu-se que ele podia não ser assim tão resistente para este uso. O período de utilização do bronze nesta época foi tão grande que se passou até a chamar Idade do Bronze.

Para entender melhor sua aplicação e importância, conhecer as propriedades do bronze ajuda a ver porque ele é utilizado para certos fins. Fica mais fácil entender as suas propriedades comparando-o com o aço, que é um metal mais conhecido popularmente. Lógico que ele perde para o aço em quase todas as propriedades, mas ganha do ferro. O cobre ponto de fusão mais baixo, podendo ser mais pesado do que o aço, mas mais leves se feitos com ligas de cobre com alumínio ou silício. Além disso, são mais macios e também menos resistentes que o aço. Em contrapartida, é melhor condutor de energia e calor que o aço (a maioria deles), tendo um custo mais elevado também.

Embora seja utilizado em diversas partes e possua muitas variações, o bronze industrial é amplamente vendido em joias, sendo anéis, colares, brincos, medalhas, etc. Com a utilização dos demais elementos, o bronze ganha diversas aplicações e é adaptado de acordo com a necessidade da atividade. Pode ser usados em estátuas, sinos, rolamentos, tubos, válvulas, utensílios domésticos, etc. em cada caso, ele é feito com ou sem adição de algum outro elemento.

Quando utilizado na fabricação de estátuas, o bronze industrial possui um pouco de chumbo e zinco; no caso dos sinos, ele utiliza mais estanho; já para peças de máquinas e tubos que precisam ser mais resistentes, ele usa fósforo para ficar duro e chumbo para ser mais fácil sua fundição.

Ele é importante ainda na fabricação de engrenagens, pois ele possui uma fricção muito pequena quando entra em contato com os demais metais. Assim, é muito usado em diversas máquinas e indústrias.

Para objetos em geral, o bronze industrial possui uma característica de cor escura e sem brilho, pois possui uma patina que se forma sobre ele, protegendo o objeto da oxidação. Quando vendidos, eles ainda são revestidos por uma camada de laca, que protege a patina e o metal. Devido a isso, o objeto de bronze deve ser escovado suavemente, mas nunca polidos, pois isto pode retirar esta proteção do metal.

E para você que está precisando de um bom bronze industrial confie na IPM Bronze a melhor em toda região!

Qual o papel da indústria Metalúrgica e sua importância na sociedade?

Existem diversos nichos industriais no mundo todo. E ao abordarmos esse tema chegamos a conslusão que, a indústria metalúrgica é uma das mais importantes quando falamos em indústrias base, além de corresponder a uma importante parcela econômica.

O motivo para isso é que ela está por trás de outros grandes mercados, como o automobilístico, o de comunicação, o tecnológico e até da medicina.
Além disso, ela é uma das responsáveis pela produção de matéria-prima para setores que dependem dos metais.

A indústria metalúrgica tem como foco a transformação de metais em produtos que servem de matéria-prima e peças para produção de outros itens.
Ela tem como princípio o derretimento de metais ferrosos e não ferrosos.

Os ferrosos, por exemplo, são ligas de ferro e carbono, que podem conter em sua composição outros elementos químicos. Nesse contexto, podemos citar o crômio, fósforo, cobre, silício, enxofre, manganês, entre outros. Em alguns casos, esses metais são recicláveis.

Seu uso mais comum é na fabricação de utensílios domésticos, como panelas e baixelas em inox. No entanto, também é utilizada em ferramentas, perfis estruturais para construção civil, latas para bebidas, etc.

Já por exemplo, os não ferrosos, são mais duráveis e resistentes à corrosão.
Assim, como o nome sugere, não contém ferro em sua composição. Entre eles, alguns dos mais comuns são o alumínio, o cromo, o chumbo e o cobre.

Como você viu, a indústria metalúrgica cumpre um importante papel na produção de bens de consumo. Além disso, ela tem destaque na produção de materiais para as demais indústrias.

Por isso, destacamos 6 matérias-primas que dependem da indústria metalúrgica. São elas:

  • Ferroligas
  • Ferro-gusa
  • Metais-não ferrosos
  • Tubos
  • Siderurgia
  • Fundição

Explicar e dinfudir o conhecimento sobre a indústria metalúrgica, é muito importante, afinal ela faz parte de vários segmentos que fazem parte do nosso dia a dia!

É por isso que a IPM Bronze investe na qualidade e durabilidade de seus produtos, confie na IPM Bronze para seus mais diversificados projetos!