Bronze 430-B: principais características

Você conhece as propriedades da liga de bronze 430-B e onde ela é aplicada? Ela é muito indicada para suportar cargas estáticas extremamente altas e em baixa velocidade. Além disso, tem alta resistência à corrosão, sendo utilizada em várias aplicações da indústria.

Conhecer bem os tipos de ligas metálicas e suas aplicações é importante não só para escolher o produto mais indicado à sua necessidade, mas também para obter os melhores resultados. Isso tudo, aliado à escolha de um bom fornecedor, é o segredo para o sucesso em qualquer aplicação de ligas metálicas.

A seguir, falamos sobre as características do bronze 430-B e suas aplicações. Confira!

Quais são as características do bronze 430-B

Como dissemos acima, o bronze 430-B suporta cargas estáticas extremamente altas e em baixa velocidade, tendo, ainda, alta resistência à corrosão.

Em geral, peças confeccionadas com esse tipo de liga são utilizadas em componentes internos de válvulas de alta pressão.

A indústria se beneficia – e muito – do bronze 430-B, que pode ser aplicado em diversas peças de cilindros, componentes de pontes rolantes e suportes, por exemplo.

Caraterísticas do bronze 430-B

O bronze 430-B tem características que o diferenciam em relação às demais ligas metálicas. As principais são:

  • Resistência ao desgaste acima da média

  • Liga de alta resistência

  • Hidrostática

  • Tratável termicamente

  • Resistência à corrosão

  • Resistência à fadiga superficial

  • Excelente durabilidade

  • Capacidade de atuar com cargas elevadas

Uma das aplicações mais indicadas para o bronze 430-B é em coroas e mancais com acentuado pico de carga e velocidade baixa, além de guias deslizantes, buchas, engrenagens, segmentos de anéis e pistão.

Bronze alumínio e sua durabilidade

Você sabe qual é o resultado da união entre bronze e alumínio? Uma das ligas mais resistentes e duráveis disponíveis no mercado, o bronze alumínio é formado por alumínio, segundo metal mais utilizado do mundo, e bronze, uma liga derivada do cobre que é bastante popular também.

Com coloração dourada, o bronze alumínio é uma liga bastante resistente e durável. Composto por bronze como elemento principal, esta liga tem propriedades que podem ser resumidas da seguinte maneira:

Grande resistência à corrosão

Essa característica se deve ao alumínio presente na fórmula, que reage com oxigênio e forma uma fina camada de óxido. Neste caso, a oxidação do bronze alumínio funciona como uma dupla proteção contra a corrosão, sendo eficiente até mesmo em contato com água dor mar.

Biostático

Devido à presença do cobre na liga de bronze alumínio, o metal consegue romper moléculas de certos tipos de vírus e bactérias. Como resultado, ele evita a proliferação de agente contaminantes nas superfícies, além de impedir a colonização por organismos marinhos.

Há, ainda, outras características que favorecem a utilização da liga bronze alumínio:

  • Resistência à alta temperatura e manchas;

  • Excelentes propriedades mecânicas;

  • Material não magnético;

  • Boa usinagem.

Bronze alumínio custa muito caro?

Ao contrário do que possa parecer, o bronze alumínio não tem custos excessivos se comparado a outras ligas metálicas.

Além disso, dispensa manutenções recorrentes e tem um longo período de vida útil, sendo um investimento econômico e vantajoso.

No momento de comprar o bronze alumínio, é muito importante contar com um fornecedor de qualidade e que siga as normas de produção. Por isso, opte pela IPM Bronze. Temos anos de atuação no segmento e máxima seriedade quando o assunto são ligas metálicas.

Como a indústria metalúrgica se desenvolveu no Brasil?

A indústria de metalurgia brasileira é uma das mais fortes do mundo. Por aqui, no ano de 1587, foi fundada a primeira fábrica de ferro da qual se tem notícia e as forjas construídas após este período funcionaram até 1616. A partir da década de 80, o segmento ganhou destaque, com a exportação brasileira de aço saltando de 11,6% da produção para 43%.

O Brasil está entre os dez maiores produtores de aço do mundo e, por isso, desenvolve

constantemente tecnologias voltadas para a metalurgia, que é a ciência que estuda e gerencia os metais. Este processo vai desde a extração no subsolo até sua transformação em produto.

Quer entender melhor o cenário da indústria metalúrgica no Brasil? A gente te conta a

seguir!

O que é a indústria de metalurgia

Como já dissemos, a metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua

extração do subsolo até sua transformação em produtos. Ela engloba um conjunto de

procedimentos e técnicas para fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

De forma geral, podemos dizer que a indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro gusa e de ferroligas; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de metais não ferrosos e fundição.

Em São Paulo, por exemplo, há prevalência maior de empresas ligadas à metalurgia de

metais não ferrosos. A produção é mais forte do que a fabricação de produtos siderúrgicos e de tubos.

Como surgiu a metalurgia

Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e materiais. São muitos os exemplos, mas podemos citar o cobre, o chumbo, o bronze, o ferro, o ouro e a prata, que tiveram amplo uso na antiguidade.

Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII. Depois, a indústria metalúrgica teve novo impulso no século XVIII com a revolução industrial.

O metalúrgico, inclusive, é um dos profissionais mais antigos da história, pois eles já

existiam desde a Idade dos Metais. No Brasil, a metalurgia ganhou impulso a partir dos anos 30.

De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MT), há cerca de 2 milhões e 400 mil metalúrgicos no Brasil, sendo 460 mil mulheres.

Qual é a situação da indústria do metal no Brasil?

Desde 2021, o mercado metalúrgico brasileiro tem sido favorável. As indústrias automotivas e de petróleo são as maiores consumidoras do aço de alta tecnologia, além de outras ligas metálicas para a fabricação de peças.

Em 2021, o Brasil ocupou o nono lugar mundial como o maior produtor de aço, o que

resultou num crescimento de 14,7 % em relação a 2020.

O alumínio é um dos metais de maior procura, além do bronze e suas ligas. Para o Brasil, a demanda de metais continua em crescimento para os setores de construção civil e transportes.

Novos estudos sobre o cobre apontaram a eficiência no seu uso no mercado agropecuário e também sanitário. No mercado de saúde, as propriedades sanitárias do cobre tendem a ser exploradas por diversos setores. Este metal já é utilizado para a fabricação de diversos tipos de instrumentos médicos hospitalares, pois reduzem o tempo de vida de vírus, bactérias e fungos.

A indústria metalúrgica do Brasil tem ótimas perspectivas e cresce muito. Vale a pena

apostar em bons fornecedores e investir em produtos de qualidade, como os da IPM

Bronze!

Bronze SAE 67: onde encontrar no Brasil?

O bronze SAE 67 é um metal que se diferencia dos demais por ser altamente resistente à corrosão e ao desgaste, além de ser fácil de fundir. No Brasil, ele é produzido por empresas específicas e experientes no assunto, para ser utilizado em mancais para pressões médias e buchas para pinos de embalar.

Com maior teor de chumbo, que melhora a usinabilidade, o bronze SAE 67 é tratável termicamente e tem grandes propriedades de fricção. Seu uso é bastante indicado em operações em que a lubrificação pode ser interrompida sem emperrar.

Quer saber tudo a respeito do bronze SAE 67? Nós te contamos a seguir!

Onde o bronze SAE 67 é encontrado no Brasil

O bronze SAE 67 é encontrado no formato de lingote no Brasil e segue os mais rígidos padrões internacionais. Isso porque ele deve obedecer a regras de composição, resistência e durabilidade.

Garantir as características da liga é, inclusive, uma das missões da IPM Bronze. Trabalhamos sempre de acordo com as normas de qualidade para uma produção segura e confiável.

Com excelente lubricidade, bronzes com alto teor de chumbo, como o Bronze SAE 67, são ideais para aplicações em rolamentos cuja lubrificação possa ser ocasionalmente interrompida durante a operação.

Isso porque essas ligas têm desempenho excelente em ambientes nos quais materiais estranhos podem estar presentes. O bronze SAE 67 é capaz de envolver corpos estranhos devido à sua natureza maleável. E, ao fazer isso, protege a superfície de desgaste das peças principais de um equipamento ou estrutura, como eixos, por exemplo.

Características gerais do Bronze SAE 67

O Bronze SAE 67 possui excelentes características gerais, como resistência à corrosão, à abrasão, ao desgaste e à fadiga superficial.

Peças confeccionadas a partir dessa liga necessitam de boa lubrificação, além de boa condutividade térmica. Livre de porosidade, essa liga possui uma estrutura de grãos de alta densidade, livre de porosidade, resultando em redução do desgaste e rejeitos de componentes durante a operação.

Principais aplicações do Bronze SAE 67

Entre as principais aplicações do Bronze SAE 67 estão a fabricação de peças de desgaste e componentes dos mais diversos ramos industriais:

  • Mancais para pressões médias

  • Buchas para pinos de embalar

  • Mancais para trem de laminação e moendas

  • Buchas para prensas

  • Sapatas e encostos

  • Buchas para pino de êmbolos

  • Casquilhos de deslize

  • Carcaças de motor ferroviário

  • Rolamentos para pressão moderada

  • Buchas de haste

  • Corpos de bomba d’água

  • Rolamentos de vagões de carga

  • Rolamentos dentados para locomotivas

  • Centrífugas industriais

  • Rolamentos grandes para navios

Precisa de bronze SAE 67 ou outros tipos de ligas metálicas? Fale conosco! Nós, da IPM Bronze, temos ampla experiência com esse tipo de produto e seguimos as mais rígidas normas em nossa produção.