O que é bronze industrial?

Você sabe o que é bronze industrial e para que ele serve? Trata-se de uma liga especial com resistência média e boas propriedades de antifricção. Por isso mesmo, ele é ideal para a fabricação de peças pequenas, tais como buchas e anéis.

Conhecido como TM23, o bronze industrial é altamente utilizado e exigido em vários segmentos. Com alto nível de usinabilidade, ele tem velocidade e pressão baixos, o que faz com que seja empregado principalmente em peças de tamanho pequeno.

Quer conhecer melhor o bronze industrial e suas aplicações? Confira a seguir!

O que é o bronze industrial

O bronze TM23 é uma liga metálica altamente resistente à corrosão e que se destaca no meio industrial por ser útil em diversas aplicações.

Como ele tem grande nível de usinabilidade, pode ser empregado na confecção de:

• Bombas d’água;

• Mancais;

• Coroas;

• Válvulas;

• Acoplamentos;

• Guarnições e outros materiais

O bronze industrial deriva da mistura de cobre e o estanho e, por isso, é bastante requisitado no mercado. Isso porque ele oferece, além da alta durabilidade, um acabamento brilhante, além de coloração quase dourada. Por isso também, é um material bastante maleável.

O bronze industrial tem foco em sua funcionalidade. Com alto potencial anticorrosivo e boa usinabilidade, tem muita flexibilidade para as mais diversas aplicações. Desta forma, ele é uma grande referência para o segmento industrial, sendo fabricado no formato de buchas e tarugos.

Quais são as vantagens do bronze industrial

O bronze industrial é um material com diversas características, que ajudam em muitos segmentos da indústria, incluindo metalúrgicas, mecânicas, ferramentas hidráulicas, entre outros. Logo, a flexibilidade e maleabilidade do produto é com certeza uma grande vantagem.

Outros benefícios do uso da liga metálica para o setor incluem:

• Resistência à corrosão;

• Condutibilidade térmica;

• Resistência à fadiga;

• Ótima usinabilidade;

• Múltiplas aplicações;

• Maior resistência mecânica;

• Excelente qualidade antifricção.

Esses e outros benefícios fazem com que o bronze industrial seja empregado em diversos projetos que necessitem de ligas metálicas.

O bronze industrial é uma das ligas produzidas pela IPM Bronze. Precisa de outras? Entre em contato com nosso time de especialistas. Certamente, temos a solução ideal para você e seu projeto!

Como a indústria metalúrgica cresceu no Brasil?

A indústria de metalurgia brasileira é uma das mais fortes do mundo. Por aqui, no ano de 1587, foi fundada a primeira fábrica de ferro da qual se tem notícia e as forjas construídas após este período funcionaram até 1616. A partir da década de 80, o segmento ganhou destaque, com a exportação brasileira de aço saltando de 11,6% da produção para 43%.

O Brasil está entre os dez maiores produtores de aço do mundo e, por isso, desenvolve constantemente tecnologias voltadas para a metalurgia, que é a ciência que estuda e gerencia os metais. Este processo vai desde a extração no subsolo até sua transformação em produto.

Quer entender melhor o cenário da indústria metalúrgica no Brasil? A gente te conta a seguir!

O que é a indústria de metalurgia

Como já dissemos, a metalurgia é a ciência que estuda e gerencia os metais desde sua extração do subsolo até sua transformação em produtos. Ela engloba um conjunto de procedimentos e técnicas para fabricação, fundição e tratamento dos metais e suas ligas.

De forma geral, podemos dizer que a indústria metalúrgica básica compreende cinco grupos de atividades: produção de ferro gusa e de ferroligas; siderurgia; fabricação de tubos, exceto em siderúrgicas; metalurgia de metais não ferrosos e fundição.

Em São Paulo, por exemplo, há prevalência maior de empresas ligadas à metalurgia de metais não ferrosos. A produção é mais forte do que a fabricação de produtos siderúrgicos e de tubos.

Como surgiu a metalurgia

Desde muito cedo, o homem aproveitou os metais para fabricar utensílios e materiais. São muitos os exemplos, mas podemos citar o cobre, o chumbo, o bronze, o ferro, o ouro e a prata, que tiveram amplo uso na antiguidade.

Os primeiros altos-fornos apareceram no século XIII. Depois, a indústria metalúrgica teve novo impulso no século XVIII com a revolução industrial.

O metalúrgico, inclusive, é um dos profissionais mais antigos da história, pois eles já existiam desde a Idade dos Metais. No Brasil, a metalurgia ganhou impulso a partir dos anos 30.

De acordo com um estudo feito pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base em dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho (MT), há cerca de 2 milhões e 400 mil metalúrgicos no Brasil, sendo 460 mil mulheres.

Qual é a situação da indústria do metal no Brasil?

Desde 2021, o mercado metalúrgico brasileiro tem sido favorável. As indústrias automotivas e de petróleo são as maiores consumidoras do aço de alta tecnologia, além de outras ligas metálicas para a fabricação de peças.

Em 2021, o Brasil ocupou o nono lugar mundial como o maior produtor de aço, o que resultou num crescimento de 14,7 % em relação a 2020.

O alumínio é um dos metais de maior procura, além do bronze e suas ligas. Para o Brasil, a demanda de metais continua em crescimento para os setores de construção civil e transportes.

Novos estudos sobre o cobre apontaram a eficiência no seu uso no mercado agropecuário e também sanitário. No mercado de saúde, as propriedades sanitárias do cobre tendem a ser exploradas por diversos setores. Este metal já é utilizado para a fabricação de diversos tipos de instrumentos médicos hospitalares, pois reduzem o tempo de vida de vírus, bactérias e fungos.

A indústria metalúrgica do Brasil tem ótimas perspectivas e cresce muito. Vale a pena apostar em bons fornecedores e investir em produtos de qualidade, como os da IPM Bronze!

O bronze SAE 64 é realmente resistente?

O bronze SAE 64 é amplamente empregado na indústria, sabia? Com propriedades específicas, ele é reconhecido por ser muito resistente, suportar pressão e ser antifricção. Por isso mesmo, ele é indicado para aplicações específicas e cumpre bem o seu papel!

O bronze é um material que pode dar origem a diversos tipos de ligas. O bronze SAE 64 é uma dessas ligas, reconhecida por sua grande resistência e capacidade de ser aplicada a necessidades específicas da indústria, tais como na confecção de mancais de alta velocidade e para locomotivas elétricas.

A seguir, falamos mais sobre o bronze SAE 64. Saiba tudo a respeito dessa liga e em quais situações ela é necessária!

Qual é o diferencial do bronze SAE 64?

O bronze SAE 64 é uma liga metálica com custo reduzido e excelente qualidade e resistência. Por isso mesmo, ele é tão indicado para uso na indústria e tem grande aceitação para diversos usos.

Entre as propriedades físicas do bronze SAE 64, temos uma densidade de 8,90 g/cm³, uma condutibilidade elétrica de 10,3% IACS, ponto de fusão em 298°C, expansão térmica de 1,85×10^-5 e condutibilidade térmica de 71 w/cm.k.

Indicação do bronze SAE 64

O bronze SAE 64 é indicado especialmente para mancais, nos quais a adição de chumbo resulta grandes aumentos em relação às qualidades de antifricção da liga e melhora sensivelmente a usinabilidade.

Outro uso é em mancais para locomotivas elétricas, além de buchas para uso geral. Seu uso é recomendado para contato com águas minerais e líquidos sulfurosos, tais como, por exemplo, fabricação de papel.

Como escolher o melhor bronze SAE 64

Por se tratar de um produto altamente requisitado na indústria, existem inúmeras empresas comercializando o bronze SAE 64.

Entretanto, para ter a certeza de que você está adquirindo o melhor produto, é importante fazer a compra com uma empresa que seja especializada na área.

Comprando com a IPM Bronze, você evita problemas como a má qualidade do produto, falta de garantia, descaso com o cliente, etc.

Quais são as propriedades do Bronze SAE 660?

Você conhece o bronze SAE 600 e suas aplicações? Este material é uma liga de bronze com o diferencial de ser altamente resistente. Ele suporta contato com agentes corrosivos e pode ser aplicado na fabricação de várias peças. Também conhecido como bronze 660, ele é reconhecido como bronze de completa aceitação.

Amplamente empregado na fabricação de mancais, o bronze SAE 660 oferece muita qualidade para a peça e um ótimo resultado final. Por isso mesmo, seu uso é muito frequente na indústria, trazendo inúmeros benefícios.

Quer saber mais sobre o bronze SAE 660 e suas aplicações? A gente te conta a seguir!

Características do bronze 660

O bronze 660 também tem diversas características muito marcantes e que funcionam como diferenciais entre as variedades de ligas metálicas de bronze. As principais são:

• Altas propriedades antifricção;

• Alto índice de fundibilidade;

• Condições favoráveis à usinabilidade e ao trabalho de usinagem de peças.

Estas e outras propriedades caracterizam o bronze 660 como uma liga diferenciada. Sua alta capacidade de resistir à corrosão é algo muito valioso, pois garante peças com maior durabilidade.

Quais são os diferenciais do bronze 660

O bronze 660 possui uma carga de adição de zinco. Por isso, ele se diferencia das demais ligas de bronze, gerando peças únicas e de excelente qualidade.

O zinco, entre outras funções no bronze SAE 660, aumenta as condições de fundição do material, deixando o trabalho em uma usina muito mais prático, produtivo e com resultados mais precisos.

Os principais usos do bronze SAE 660 são:

• Fabricação de mancais;

• Produção de buchas de solicitação média;

• Composição de uma série de materiais hidráulicos com excelente qualidade mecânica;

• Guarnições em geral;

• Elementos de acoplamentos.

Existem, ainda, empresas que aplicam essa liga metálica de bronze em trabalhos de centrifugação – e os resultados são bastante satisfatórios.

Como escolher a melhor liga de bronze 660

Existem alguns pontos que devem ser considerados no momento de escolher uma liga de bronze. Quando você contrata uma empresa experiente como a IPM Bronze, são avaliados pontos como:

• Densidade do bronze 660;

• Condutibilidade elétrica do bronze SAE 660;

• Ponto de fusão deste tipo de liga metálica de bronze;

• Expansão térmica do bronze 660;

• Condutibilidade térmica.

Precisa de bronze SAE 660 para alguma aplicação? Fale conosco! Nossos especialistas estão a postos para informar todas as características do produto, especificações, indicações e muito mais!