Conheça tudo sobre o Bronze Fosforoso!

Como já vimos em artigos anteriores, o bronze é uma mistura entre dois elementos fundamentais para o nosso cotidiano, o cobre e o estanho. A dureza que o bronze pode vir apresentar, está totalmente ligada com a adição de componentes que ele poderá conter, no máximo, 12% do valor total. Apesar da incrível durabilidade que o estanho pode oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante para garantir a rigidez, resistência mecânica e evitar o desgaste: o fósforo. A partir dessa mistura, que surge o metal que vamos abordar nesse artigo, o bronze fosforoso.

O fósforo é um elemento químico com alto potencial de oxidação que pertence à família dos não metais, quando ocorre a união com o estanho e o cobre, esse não metal é capaz de oferecer grandes vantagens para a fabricação de materiais. O uso do fósforo faz com que o bronze se torne mais resistente ao desgaste e endurecido.

Por mais que a nomeação seja bronze fosforoso, o fósforo é o elemento menos abundante na composição dessa liga, podendo chegar a no máximo 1% em relação as outras matérias-primas. O bronze fosforoso é muito utilizado, justamente por sua excelente usabilidade e grande facilidade no processo de soldagem, além dessas vantagens ele é bastante resistente contra a corrosão e capaz de conduzir eletricidade.

Sendo assim, a densidade dessa matéria-prima varia bastante, porém, seguindo determinada medida.

Aplicações do Bronze Fosforoso na indústria

Essa liga pode ter várias aplicações, sendo assim, quanto mais fósforo o produto mais resistente ele será a desgastes e menor será sua necessidade de lubrificação para conservação.
De forma geral, o bronze fosforoso pode ser aplicado em determinados segmentos:

  • Mancais
  • Coroas
  • Engrenagens
  • Anéis de vedação
  • Componentes de válvulas
  • Elevadores
  • Empilhadeiras
  • Pontes Rolantes
  • Flanges e conexões
  • Buchas para prensa
  • Guias deslizantes

A procura por produtos a base de bronze fosforoso se dá principalmente por seu potencial anticorrosivo, propriedades mecânicas de alta qualidade e excelente resistência contra a abrasão. Sendo assim as peças fabricadas a partir dessa matéria-prima podem ser feitas sob medida justamente para atender qualquer que seja a necessidade do consumidor. Portanto, o uso dessas ligas metálicas se faz presente em determinados segmentos industriais como as navais, alimentícias, sistemas hidráulicos e equipamentos marítimos.

Por fim, o bronze fosforoso é uma liga bastante importante para todos os setores que fazem parte do nosso cotidiano, assim, é de vital importância que as indústrias optem por um fornecedor de qualidade e que possa garantir resistência para essa tão preciosa, nesse campo a IPM Bronze é de grande renome. Trabalhando apenas com os melhores produtos, atendimento e melhor custo benefício da região.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite já seu orçamento!

Por que investir em uma liga bronze de qualidade?

O bronze é uma das ligas metálicas mais antigas da face da Terra. Ainda que, seja um material extremamente versátil, acumula diversos benefícios, como resistência e baixo custo benefício quando comparado as demais ligas metálicas.

Justamente por ser uma liga tão versátil que o bronze pode ser encontrado em formas de buchas, tarugos e chapas de bronze. Essa liga é composta pela união do cobre com o estanho podendo obter a implementação de outros metais em sua liga primária.

Como é uma liga bastante utilizada e que pode ser facilmente moldada de acordo com a vontade do cliente, o bronze apresenta certos diferenciais quando comparado com outros itens, um deles como já citamos, é o preço inferior, veremos a seguir uma lista de benefícios do bronze:

  • Alto ponto de fusão
  • Resistência contra a corrosão
  • Possibilidade de ser transformado em fios
  • Grande resistência a risco, justamente por sua elevada dureza
  • Perfeita condução de calor e eletricidade
  • Excelente resistência mecânica, com certo aumento de tenacidade
  • Alta capacidade de acabamento, podendo ser polido facilmente

Existem várias maneiras de utilizar o bronze dentro de um ambiente industrial, provando ainda mais sua extrema versatilidade e sua grande importância no nosso cotidiano, sendo assim o uso mais comuns são:

  • Fabricação de equipamentos, ferramentas e parafusos para usinas
  • Realizar conexões hidráulicas, aparelhos elétricos e revestimento de motores
  • Produzir componentes internos em válvulas de alta pressão
  • Criação de engrenagens com grande resistência ao atrito
  • Moldar peças que conseguem resistir bem à pressão e à temperatura
  • Confeccionar estatuetas e objetos decorativos
  • Fabricação de elementos de acoplamento
  • Moldar moedas, principalmente em tempos mais antigos
  • Sinos com ótima ressonância
  • Criação de peças para porta-fusíveis e interruptores
  • Fabricação de instrumentos musicais
  • Gerar componentes para a indústria química
  • Produzir decorações em lápides para túmulos
  • Criação de válvulas, flanges, anéis de vedação e conexões

O bronze, sendo assim, é um material ótimo para fabricação de componentes mecânicos, bens de consumo e máquinas pesadas, portanto a escolha dessa liga como matéria-prima traz inúmeras vantagens para a indústria. Então, se sua empresa necessita de uma liga metal de qualidade que apresente boa resistência e alta durabilidade, o mais ideal é apostar na IPM Bronze. Uma empresa de qualidade e prestígio que garante a melhor liga bronze do mercado com o melhor atendimento e o melhor custo benefício da região.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite seu orçamento exclusivo!

Bronze BZ-12: o que é e, suas aplicações!

O bronze é uma liga metálica que apresenta sua composição básica os elementos cobre e estanho. Trata-se de uma liga metálica em que seus elementos são de vital importância para que o metal exerça sua melhor função. O que muita gente não sabe é que sua composição pode variar de acordo com a sua utilidade e se forem adicionados novos elementos como por exemplo, alumínio, fósforo, chumbo, silício e manganês, podendo ocorrer até variações de nomes. Para termos uma breve ideia de sua importância para a história da humanidade, este material vem sendo utilizada pela população desde a antiguidade.

A história do bronze começou por volta dos anos de 5.000 a.C, quando os ferreiros da época misturaram estanho no cobre, que era o material mais utilizado na época. Essa foi uma das tentativas de aumentar o volume do metal, pois a utilização do cobre estava sendo considerada não benéfica devido sua baixa procura. Foi nesse exato momento em que o bronze surgiu a partir disso, esse metal começou a ser trabalhado e produzido na última fase da Pré-História, época que levou o nome de Idade do Bronze.

Nos anos iniciais, o bronze era utilizado para confeccionar armas, como espadas, lanças e capacetes, para a produção de sinos de igreja e também para a confecção de de joias, estátuas e máscaras. As civilizações antigas como a do Egito, da Grécia e da Babilônia foram as que mais se beneficiaram com a comercialização do bronze.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre o Bronze BZ-12 e quais são suas principais aplicações!

O bronze BZ-12 possui uma grande dureza, visto que, sua tenacidade é garantida. Apresenta boa resistência contra o desgaste, corrosão e contra a fadiga superficial.
Esse material permite trabalhar com cargas específicas elevadas, porém vale lembrar que esse material só apresentará grande resultado se estiver bem lubrificado.

Quais são suas indicações?

O bronze BZ-12 é bastante indicado para:
• Mancais
• Coroas
• Guias deslizantes
• Engrenagens
• Buchas
• Segmentos de anéis

Indicado para a confecção de peças que tenham contato com a água do mar, solução de cloro, ácido cético e ácido cético sulfídrico e demais peças.

Por ser um material tão necessário para diversos objetos que utilizamos no dia a dia, o bronze tem que ser de qualidade, justamente para que não haja nenhum problema dentro do processo de fabricação. A IPM Bronze é pioneira no quesito liga bronze dentro do mercado, além de oferecer o melhor produto com serviço de atendimento de qualidade, materiais com resistência e durabilidade estendida. Confie na IPM Bronze e garanta já seu metal para a realização do seu projeto.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite já sue orçamento!

Bronze SAE 68-A, Bronze SAE 68-B, Bronze SAE 68-C e Bronze SAE 68-D: como diferenciá-los?

O bronze é um metal extremamente versátil, sendo assim, sua aplicação pode variar de segmento para segmento dentro das indústrias. Usualmente encontrado em engrenagens, rolamentos, válvulas, tubos, buchas cilíndricas, flanges, discos de bronze e demais objetos que são essenciais para várias indústrias. E por falar em indústrias e a relação com o bronze, normalmente, são bem exigentes quando o assunto é o próprio bronze, visto que, há padrões e normas que são obrigadas a seguir.

Não apenas em segmentos industriais, o bronze pode ser encontrado em campos artísticos, desde obras de arte até as estátuas. Neste caso, ele vai precisar de uma adição a mais de chumbo e zinco para que seja possível obter as propriedades indicadas para a determinada finalidade.

Basicamente o interesse do bronze na produção de acessórios e objetos é seu baixo custo benefício. Quando comparado com o ouro e prata, o bronze apresenta uma excelente rentabilidade, assim, mais projetos podem ser desenvolvidos e menor será o gasto feito pelo cliente. Porém, o baixo custo não é única qualidade que podemos encontrar com o bronze, é um metal que aguenta alto ponto de fusão, alta dureza, ótima resistência mecânica, capacidade de ser transformado em fios, excelente condutor de calor e eletricidade e grande capacidade de acabamento, podendo assim ser facilmente polido. Como todo metal, o bronze apresenta uma subdivisão, que nada mais se trata de que uma adição amais de outro metal, nesse caso veremos as divisões do bronze alumínio.
O bronze alumínio, é um tipo de metal que apresenta em sua composição grande quantidade de alumínio. Sendo bastante utilizado em diversas aplicações justamente pela alta força e excelente resistência contra a corrosão quando comparado as demais ligas do bronze. O atrativo de sua tonalidade dourada também facilita bastante o uso dele em diversas peças de joalherias.

Veremos a seguir as subdivisões do bronze alumínio e suas principais funções:

  • Bronze SAE 68-A: Esse material apresenta excelente resistência mecânica, á corrosão e ao desgaste. São extremamente tratáveis termicamente, sendo bastante indicado para a construção naval, indústrias químicas e alimentícias, hélices e equipamentos marítimos.
  • Bronze SAE 68-B: Apresenta boa resistência, á corrosão e ao desgaste. Alta resistência combinada com uma ductilidade apresenta determinadas vantagens como por exemplo, baixo coeficiente de fricção em relação ao aço, além claro, podem ser tratados termicamente. Indicado para o uso em banho de decapagem, porcas, parafusos, alicates para solda, buchas de laminadores e equipamentos marítimos.
  • Bronze SAE 68-C: É a liga mais conhecida do bronze alumínio, sendo utilizado em diversas aplicações de serviços pesados.
    Sendo bastante recomendada para carga elevada, aplicações de alto desgaste que exigem à tração, boa ductilidade, soldabilidade ou até mesmo excepcional resistência contra a fadiga e deformação em situações de sobrecarga, além de, boas características antiatrito. É uma liga bastante utilizada no segmento automotivo, industrial e marítimo.
  • Bronze SAE 68-D: Essa liga é indicada principalmente para mancais deslizantes com cargas e choques extremamente altos, coroa altamente solicitada, apresentam boa resistência e boas vibrações. Outro detalhe bastante importante é que essa liga exige boa lubrificação. Encontrados usualmente em, mancais, buchas, coroas, engrenagens, assento, guias, pinhões, sapatos e etc.

Agora que já entendemos um pouco mais sobre a diferença entre as ligas do bronze alumínio, vemos ainda mais a necessidade de investir em um fornecedor de qualidade. A IPM Bronze é referência no mercado de bronze, trabalhando apenas com a melhor matéria-prima já encontrada, garantindo sempre, o melhor atendimento e o melhor custo benefício.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite já seu orçamento!

O que é o Bronze 430-A e quais são suas aplicações

O bronze é um metal altamente versátil e que dá origem a inúmeras ligas. Muito utilizado por vários segmentos da indústria, ele origina, inclusive, o bronze 430-A, uma liga de alta resistência, hidrostática, resistente à corrosão e ao desgaste. Tratável termicamente, essa liga pode ser aplicada de diversas formas.

Conhecer as ligas de bronze e entender suas aplicações e utilizadas é muito importante no momento de investir nesses produtos. Neste momento, nada melhor do que falar com quem entende do assunto, não é mesmo?

A IPM Bronze trabalha com ligas de bronze há mais de 35 anos e pode te ajudar a escolher a melhor liga de bronze. A seguir, conheça o bronze 430-A e para que ele serve!

Quais são as características do bronze 430-A

O bronze 430-A é uma liga de alta resistência, hidrostática, resistente à corrosão e ao desgaste. É, ainda, tratável termicamente e possui excelentes características de fundição.

Na comparação com o bronze 430-B, o bronze 430-A se diferencia pela indicação de uso em mancais para pressões médias e buchas para pinos de embalar. Já a outra é utilizada em componentes internos de válvulas de alta pressão, sendo utilizada em peças de cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, cames e suportes de alta resistência.

Precisa de bronze 430-A ou ligas de bronze de outros tipos? Fale com a IPM Bronze, que possui mais de 35 anos de experiência na área e produz soluções customizadas para a sua necessidade!

Conheça todos os formatos de bronze produzidos pela IPM

O bronze é um metal derivado da mistura entre estanho e cobre. Entretanto, ele também pode ser originado a partir da mistura entre zinco e chumbo. Muito versátil e resistente, o bronze dá origem a inúmeras ligas de bronze, que são amplamente utilizadas pela indústria.

Muito resistente à corrosão, e também muito flexível, o bronze pode ser reaproveitado para outras aplicações, o que não acontece com ligas obtidas a partir da fusão de ferro e cobre, por exemplo.

A IPM Bronze trabalha com várias ligas de bronze, ideais para muitas aplicações. Veja, a seguir, os tipos de bronze com os quais trabalhamos.

Bronze manganês

Com ação anticorrosiva, o bronze manganês pode ter varias utilidades na indústria. A IPM Bronze oferece o bronze 430, também conhecido como bronze manganês, que pode ser entregue em formatos como cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, cames e suportes de alta resistência.

Bronze alumínio

O bronze alumínio tem ótima resistência à corrosão, e uma de suas ligas, o bronze SAE430B, é indicada para suportar cargas estáticas extremamente altas em baixa velocidade.

Já a liga de bronze SAE68B é indicado para a fabricação de peças deslizantes submetidas a cargas e choques extremamente altos e coroas mais solicitadas. O bronze SAE68D é similar ao SAE68B, porém com características mecânicas bastante distintas.

O bronze alumínio, de uma forma geral, tem seu principal uso em motores e hélices de navios, bem como em outros equipamentos navais, em joias, em trens de pouso de aviões, em estruturas de construções de prédios, indústrias petrolíferas e petroquímicas, no fornecimento de água, na confecção de moedas de diversos países e em aplicações de materiais anticorrosivo especiais.

Bronze industrial

Também conhecida como TM23, essa liga é destinada a pequenas peças, pois opera bem em velocidade e pressão baixas. Composto pelas ligas de Cu/Sn/Pb o bronze industrial é versátil e usado para fins gerais, com propriedades de antifricção suficientes e boa resistência média.

Bronze fosforoso

O bronze fosforoso também é conhecido como bronze 65. Trata-se de uma liga com muita resistência mecânica e química, sendo muito prático para atividades produtivas.

Peças fabricadas com essa liga de bronze suportam cargas mecânicas e nunca enferrujam e nem oxidam, podendo trabalhar em condições extremas e em contato com produtos químicos diversos sem apresentar deformações. Suas aplicações incluem mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas, anéis e pistões.

Bronze grafitado/ sintetizado

Esse produto foi desenvolvido pela IPM Bronze para processos auto lubrificantes, por isso o material é poroso e tem consistência anti-fricção.

Esta liga pode ser aplicada no formato de mancais auto lubrificantes, buchas deslizantes, materiais rodantes, e outras aplicações e é bastante usada na Indústria naval, automotiva e de eletrodomésticos.

Precisa de ligas de bronze? Fale com a IPM Bronze! Nossos especialistas podem desenhar soluções específicas para a sua necessidade!

IPM Bronze: a melhor em ligas de bronze

Precisa de um fornecedor de bronze confiável e que atenda às suas necessidades? A IPM Bronze, com mais de 35 anos de experiência no mercado, atua na indústria de Metalurgia com foco em ligas de bronze e tem vasta experiência no segmento.

Com produtos de qualidade, cumprimento de prazos e agilidade na entrega dos materiais, atuamos em todo o território brasileiro. Por isso, atendemos com excelência os mais variados segmentos da indústria, com materiais para ferramentaria, caldeirarias, usinas de cana de açúcar, indústria alimentícia e peças para usinagens.

Que tal conhecer os tipos de ligas de bronze e como podemos atender às suas necessidades?

Nossa equipe de vendas está preparada para lhe oferecer o melhor atendimento e tem vasta experiência de mercado para oferecer a melhor solução para a sua demanda.

A IPM Bronze trabalha com ligas de bronze nos seguintes formatos:

• Barra Oca/ Bucha

• Tarugo/ Barra Redonda

• Barra Chata/ Barra Quadrada

• Barra Sextavada

• Flange/ Carretel

• Peças Conforme Desenho

• Peças Sob Consulta.

Bronze alumínio, bronze fosforoso, bronze manganês e muitas outras ligas de bronze estão à sua disposição aqui na IPM Bronze. Fale conosco e obtenha uma solução personalizada!

Bronze manganês: qual escolher?

O bronze é uma liga metálica originária da junção do cobre com o estanho, porém podem ocorrer variações em seus componentes e em sua utilidade se forem adicionados outros elementos. Aqui, podem ser inseridos metais como o fósforo, o alumínio, o chumbo, o silício e o manganês. O bronze manganês, aliás, é muito importante para a indústria em geral.

O bronze, em geral, é utilizado para confeccionar objetos diversos e na indústria, sela ela naval ou metalúrgica, por exemplo. No caso do bronze manganês, sua aplicação é na confecção de válvulas especialmente.

A seguir, conheça melhor o bronze manganês e para que ele serve!

O que é o bronze manganês

O bronze manganês é derivado da mistura do cobre, estanho e manganês, contendo, em média, 15% de manganês. É uma liga metálica de excelente custo-benefício e tem ótima resistência e durabilidade.

O bronze manganês tem alta resistência às ações corrosivas, não oxida, suporta cargas estáticas muito elevadas, tem extensa resistência química e é ideal para cargas estáticas em velocidades baixas.

Onde o bronze manganês é utilizado?

O bronze manganês é utilizado principalmente como componente interno de válvulas de alta pressão. Ele também se aplica na fabricação de peças de vidros hidráulicos, componentes de pontes rolantes, tubos, engrenagens, cames e suportes de alta resistência.

As características encontradas nesta liga metálica são:

Suporte de cargas estáticas extremamente altas;

Excelente resistência à corrosão;

Resistente à oxidação;

Apresenta alta resistência química;

Suporte de cargas estáticas em baixa velocidade.

Precisa de bronze manganzês? A IPM Bronze é especialista em ligas metálicas. Fale conosco e obtenha suporte completo para as suas necessidades!

Conheça a história do bronze e como ele se popularizou!

A idade do Bronze foi o período que ficou bastante conhecido pelo desenvolvimento de diversas ferramentas e utensílios feitos a partir do bronze, sendo assim, ele iria ser a matéria-prima. De forma geral, o bronze é a liga metálica feita e produzida a partir da junção de cobre com o estanho, essa mistura original um material extremamente versátil, com excelente resistência e ótimo para a produção de ferramentas. Esse período compõe o que chamamos historicamente de Idade dos Metais, podendo ser subdividida em Idade do Cobre, do Bronze e do Ferro, sendo relacionado com a parte da história bastante conhecida como pré-história, tempos que precederam a Idade Antiga.

Antes do domínio dos metais, a humanidade utilizava constantemente a técnica de lapidação em pedras para produzir seus utensílios para o uso do dia a dia. Aproximadamente em 6.500 a. C, quando o cobre foi descoberto, a civilização passou a utilizar os metais para a produção de ferramentas e determinados instrumentos, modificando assim, a forma de viver e sobreviver dentro desse novo mundo. O domínio dos metais iniciou-se no Oriente Próximo, espalhando pela Espanha. O bronze foi uma enorme descoberta, justamente por ser um material mais duro e resistente em comparação com o cobre, fazendo com que seus instrumentos fossem mais resistentes e com alta durabilidade.

A iniciação da Idade do Bronze, ocorreu tanto na Grécia como na China em torno de 3.000 a. C, porém se popularizou em diversos locais da Mesopotâmia e o Egito, locais marcantes dentro das civilizações antigas. O processo de domínio das ligas metálicas é bem marcado por rupturas e permanências, sendo assim, por mais que já houvesse o domínio dos metais, ouso dos utensílios em pedras foi bem comum por bastante tempo, portanto a utilização de uma nova técnica não substituiu o uso da outra. Pedras e metais estiveram bem presentes na vida da humanidade por bastante tempo, assim a substituição da pedra pelo bronze ocorreu ao longo do tempo.

O manuseio das ligas metálicas fez com que as pessoas aderissem ainda mais os metais como base na fabricação de seus instrumentos, sendo assim, a atividade dos metalúrgicos marca o início da Idade do Bronze, pois dominaram a técnica de misturar o estanho com o cobre resultando no material que denominaria esse período por completo. Tal atividade esteve presente em relações comerciais que envolviam, artesões, metalúrgicos e produtores que se encontravam em todas as cidades para que fosse possível realizar as trocas de suas mercadorias. Portanto, as ferramentas e utensílios de bronze foram difundidas com o passar do tempo.

Outro fato bastante curioso e que vale a pena ser abordado, é que a liga do bronze foi produzida e fabricadas conscientemente, o que demonstra que a civilização que vivia nesse período já sabiam a qualidade e resistência que o bronze poderia oferecer ao longo do uso dos produtos, assim, a fabricação do bronze estava envolvida diretamente com a extração do estanho que devera ser fundido separadamente, só após a finalização desse processo que era permitido adicionar o cobre e por fim, derretido em forno mantido por carbono. Outro fato curioso, é que a adoção do bronze em diversas culturas se deu em diferentes tempos, ou seja, nem todas culturas dominaram o bronze ao mesmo tempo. Por exemplo, se na Ásia central seu domínio se deu por volta de 2.000 a. C, na parte sul do Saara o domínio do bronze não aconteceu. Portanto, a transição de fases e períodos não foram sincrônicos.

Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a história do bronze, podemos concluir que foi uma época muito importante para nossa história e, é um material que faz parte até hoje do nosso cotidiano. Assim, as grandes indústrias que trabalham com o bronze como matéria-prima deve insistir em adquirir esse insumo com um fornecedor de qualidade e prestígio, e nesse campo a IPM Bronze é a mais renomeada no mercado. Trabalhando apenas com produtos de qualidade, com o melhor atendimento e o melhor custo benefício da região.

Entre já em contato com a IPM Bronze e solicite já seu orçamento!