Quais são as diferenças entre os tipos de bronze fosforoso?

O bronze é um metal resultante da mistura do cobre com o estanho e, sua dureza está diretamente ligada com a quantidade de estanho que é adicionado dentro de sua mistura, apesar da durabilidade que o estanho possa oferecer, o cobre ganha participação de mais um metal que, apresenta grande rigidez, resistência mecânica e consequentemente evita o desgaste, o fósforo. A partir dessa combinação, deu origem ao que conhecemos de bronze fosforoso.

Desde os tempos primórdios, o bronze sempre foi muito utilizado para a fabricação de armas, estátuas, joias e medalhas, porém com o passar dos anos, suas formas de aplicação foram se tornando bem mais abrangentes, exemplo, o bronze hoje em dia está presente nos navios, carros, instrumentos musicais e em tantos outros segmentos e no nosso dia a dia.

O bronze fosforoso é bastante utilizado pela sua excelente usabilidade e grande facilidade na hora do processo de soldagem, além claro, de apresentar como uma de suas principais características, resistência á corrosão e grande capacidade de conduzir eletricidade.

Em geral, os tipos de bronze fosforoso serão usados de acordo com a necessidade de cada projeto. Usualmente o bronze fosforoso em si, pode apresentar várias aplicações, quanto mais fósforo ele apresentar, maior será sua resistência contra os desgastes e, menor será sua necessidade de lubrificação para manter conservado.

Veremos a seguir as diferenças entre os tipos de bronze fosforoso!

  • Bronze 65, BZ 12, BZ 14: pode ser aplicado em mancais, coroas, guias deslizantes, engrenagens, buchas, anéis e pistões.

  • Bronze SAE 62, Bronze SAE 620, Bronze 622: anéis de vedação, válvulas, sede de haste, flanges e conexões, carcaça e rotores de bombas, peças resistentes à pressão e à temperatura.

  • Bronze SAE 64, Bronze SAE 66 e Bronze SAE 67: buchas para prensa, sapatas, mancais, buchas para pino de embolos e casquilhos de deslise.

  • Bronze SAE 68-A, Bronze SAE 68-B, Bronze SAE CA-624, Bronze SAE- CA 630, Bronze SAE CA-954, Bronze SAE CA-955: mancais deslizantes com cargase choques extremamente altos, coroas solicitadas, buchas, engrenagens, sede de válvulas, guias,anéis e sapatas.

  • Bronze SAE 430-A, Bronze SAE 430-B, Bronze SAE 43: mancais e coroas, componentes de válvulas de alta pressão, buchas, porcas para prensas, peças para cilindros hidráulicos, componentes de pontes rolantes e suportes de alta resistência.

  • Bronze TM-23: mancais, buchas, casquilhos para indústrias automotiva, sucroalcooleira e de máquinas pesadas.

  • Bronze TM-620: buchas, casquilhos para a indústria automotiva, placas de desgastes e linhas decorativas.

Após verificarmos quais são as aplicações que os tipos de bronze fosforoso possam apresentar dentro do ramo industrial, nota-se que é de fundamental importância escolher o produto ideal para realizar os projetos com perfeição e qualidade, e claro que, a IPM Bronze é pioneira na fabricação de ligas de bronze, garantindo qualidade, resistência e excelente custo benefício.

Como escolher entre o bronze fosforoso SAE e bronze fosforoso BZ

O bronze é um material resultado da mistura do elemento químico estanho com o cobre. A dureza do bronze está diretamente relacionada com a quantidade de estanho que é misturado e, apesar da durabilidade grandiosa que o estanho possa vir á oferecer, o cobre conta com mais um elemento importante que, garante a rigidez, resistência mecânica e impossibilita o desgaste, o fósforo. A partir da adição do fósforo, temos como resultado essa incrível liga, o bronze fosforoso.

O bronze fosforoso pode ter várias aplicações e, quanto maior a quantidade de fósforo que existe dentro do material, maior será a resistência e duração. Relativamente proporcional á essa qualidade, menor será o desgaste que o material poderá sofrer e a necessidade de lubrificação para a conversação também será mínima. De forma geral, o bronze fosforoso pode ser utilizado na produção de mancais, coroas, engrenagens, anéis de vedação, componentes de válvulas, elevadores, empilhadeiras, pontes rolantes, flanges, buchas para prensa e por fim, determinadas guias deslizantes.

Na hora de escolher uma das inúmeras ligas do bronze, é necessário prestar atenção nas diferenças que cada liga vem á oferecer. Cada liga do bronze fosforoso possui uma determinada aplicação, variando de acordo com o projeto que irá ser desenvolvido. Veremos a seguir as principais aplicações que o bronze fosforoso SAE e o bronze fosforoso BZ possuem.

  1. Bronze fosforoso SAE: essa liga apresenta ótimas propriedades. Além de possui Antifricção, o bronze fosforoso SAE, aguenta altas pressões e resistência á corrosão. Indicado para a fabricação de buchas para prensas, sapatas, encostas e casquilhos de deslize, anéis, materiais hidráulicos e determinados elementos de acoplagem.

  1. Bronze fosforoso BZ: apresenta ótimas propriedades mecânicas, excelente resistência contra o desgaste, à corrosão e esgotamento da superfície desde, que seja bem lubrificado. Dureza e tenacidade alta também são qualidades que merecem ser destacadas sobre o bronze fosforoso BZ, visto que, contribui para uma melhor duração possibilitando que seu manuseio seja envolvido com cargas específicas elevadas e velocidade relativamente baixa.

Indicado para mancais e coroas com elevado pico de carga e velocidade relativamente moderada, guias deslizantes, engrenagens, buchas e segmentos de anéis e, pistão.

Saber a diferença entre o bronze fosforoso SAE e o bronze fosforoso BZ é primordial na hora de planejar e idealizar seus projetos. A IPM Bronze está aqui para solucionar todas suas dúvidas. Conhecer o material e saber onde aplicar de forma correta, faz parte do nosso objetivo, oferecendo o melhor produto, e garantindo resistência, duração e qualidade duradoura.