As aplicações de Chapas de Bronze?

As principais aplicações de chapas de bronze estão estão relacionadas a utilização e funcionalidade, determinadas pelas características de cada liga de bronze. A melhor maneira de visualizar as diferenças é conhecendo melhor a aplicabilidade de cada tipo de liga.

Como é a aplicação da chapa de bronze?

As chapas de bronze são necessárias para a produção de diversos utensílios domésticos, sendo, também, muito utilizadas para a composição de eletrodos de solda.

Por serem dúcteis e maleáveis, as chapas de bronze podem ser utilizadas para produtos muito diferentes, como medalhas, obras de arte e peças artesanais.

É muito comum encontrar apetrechos de decoração feitos de bronze e também acessórios femininos, como brincos, anéis, pulseiras, colares e outras semijoias. Por ser um metal maleável, o bronze pode ser utilizado para estas finalidades.

Diferentemente do alumínio, o bronze é muito utilizado nas embreagens, principalmente por ser um material fácil de ser trabalhado. Assim como as chapas de alumínio, é comum encontrar chapas de bronze em máquinas, aparelhos domésticos e outros equipamentos.

Qual o uso mais comum para chapa de bronze?

As chapas de bronze são utilizadas nos instrumentos musicais. Um exemplo clássico é o bocal dos instrumentos de sopro, peça que não é feita de alumínio.

Por causa do custo mais acessível, as chapas de bronze acabam assumindo um número maior de produtos de ferramentaria, principalmente porcas e parafusos. Outros materiais costumam ter o preço mais elevado e, por isso, são empregadas em produtos cujo objetivo seja mais nobre.

Por exemplo, as chapas de alumínio possuem ampla durabilidade e resistência mecânica e, por isso, são mais indicadas para serem utilizadas em ônibus, por exemplo, onde existe muita vibração, trânsito de pessoas e sobrecarga.

Já as chapas de bronze não são indicadas para esta finalidade. Embora sejam muito resistentes, não é recomendado o uso do bronze para o suporte de pessoas.

IPM Bronze

IPM Bronze é especializada na produção de chapas de bronze. Com quase 40 anos no mercado, a empresa se destaca pela pontualidade no atendimento, pelas peças feitas com qualidade e que seguem as rígidas normas técnicas da indústria.

Para saber mais sobre a aplicação das chapas de bronze, faça contato com a equipe de atendimento da empresa e solicite mais informações!

Como Bronze de qualidade oferecem maior durabilidade para seu produto

O Bronze, tem várias classificações e pode ser chamado de várias maneiras:

  • Um elemento;
  • Uma substância;
  • Uma liga metálica.

O Bronze possui diversas características e suas ligas metálicas possuem características específicas para cada uma delas; porém, existem propriedades que todos os metais possuem:

  • Boa condutividade eléctrica ;
  • O seu calor;
  • Geralmente apresenta uma cor dourada ou avermelhada;
  • Possui uma elevada dureza.

Para que você tenha um Bronze de qualidade, é imprescindível que a liga do qual ele é feito também seja de qualidade; por isso, é de extrema importância que o metal utilizado na fabricação dos seus produtos seja da mais alta qualidade possível.

Um produto feito com bronze sem qualidade pode trazer muitos riscos para os seus clientes desde um mal funcionamento até riscos à vida de seus usuários.

O Bronze usado na fabricação dos seus produtos é um dos fatores  que vão modificar a sua eficiência e a durabilidade dos mesmo. Bronze com alta qualidade vão te ajudar a colocar os seus produtos como os melhores do mercado.

Por isso na hora de comprar o bronze, invista em qualidade; invista em eficiência e durabilidade dos seus produtos e procure a IPM Bronze.

A IPM Bronze já atua no mercado de metais há quase 40 anos, sendo referência na venda de bronze com alta qualidade.

Você já ouviu falar da bucha de bronze?

bucha de bronze da IPM Bronze é uma haste de liga metálica homogênea. Sua composição é fruto da mistura entre cobre e estanho. Apesar dessas duas substâncias serem mais comuns na constituição do bronze, há a possibilidade de conter alumínio, manganês, fósforo, silício e chumbo, cada mistura com sua função e característica única.

A bucha de bronze tem formato cilíndrico, vazado em seu interior, como um cano, e é usada principalmente para a sustentação de eixos. Sua propriedade de deslizamento a torna ideal para o uso em indústrias e máquinas que precisam de baixo atrito para funcionar. Essas especificações tornam a bucha de bronze da IPM Bronze úteis para:

  • Sistemas de suspensão e freio para automóveis de grande porte;
  • Indústrias metal-mecânicas, siderúrgicas e metalúrgicas;
  • Ferramentas do agronegócio, como tratores e colheitadeiras;
  • Geradores;
  • Turbinas hidráulicas.

 

A bucha de bronze da IPM Bronze

Um dos focos principais da IPM Bronze é a fabricação de peças de bronze, fornecendo materiais para usinagem, ferramentarias, caldeirarias e vários outros tipos de indústrias, desde as mais simples às mais variadas. Tudo é feito com os melhores materiais e processos de fundição, por isso a bucha de bronze da IPM Bronze é usada em tantos segmentos industriais importantes para o país.

Por ser fabricada com material de excelente qualidade, a bucha de bronze da IPM Bronze e é cheia de vantagens, confira:

  • Resistência a altas temperaturas por ser fundida com materiais de qualidade;
  • Perfeita para diversos tipos usinagem;
  • É anti-fricção e, por isso, pode ser usada em equipamentos que precisam de baixo atrito para funcionar;
  • Permite polimento;
  • Possui grande durabilidade;
  • Mantém a lubrificação por mais tempo;
  • Agilidade de uso ao entrar em contato com outras peças.

 

Como é fabricada a bucha de bronze?

A fabricação da bucha de bronze começa com a fundição do bronze. O bronze comum é uma liga metálica de cobre e estanho, mas dependendo da função da peça fabricada, pode conter alumínio, manganês, fósforo, silício e chumbo.

As buchas de bronze podem ser feitas com quase todos os tipos de ligas, como as seguintes:

 

Bronze fosforoso: 

CuSn – SAE65Bz12 e Bz14de cobre e estanho, essa bucha de bronze é indicada para trabalhar com cargas pesadas e necessita de boa lubrificação.

CuSnZn – SAE62 e SAE620resistente à corrosão e água do mar, é constituída por cobre, estanho e zinco. Ideal para trabalho com cargas médias.

CuSnPb – SAE64  e SAE660bucha de bronze de liga metálica constituída por três elementos: cobre, estanho e chumbo. É muito resistente à corrosão e é anti-fricção, o que a torna capaz de trabalhar sem lubrificação por bastante tempo.

Bronze TM-620: essa bucha de bronze demanda lubrificação constante, mas pode carregar grande carga sem dificuldades.

 

Bronze alumínio:  

CuAl – SAE68-B: liga de cobre e alumínio indicada para quando é necessária excelência em propriedades mecânicas, como resistência à cavitação, desgaste, vibrações e corrosão. Exige boa lubrificação para funcionar bem.

 

Bronze Maganês:

CuZnAlMn – SAE 430-B e SAE 43essa bucha de bronze é fundida a partir de cobre, zinco, alumínio e manganês. Possui resistência à corrosão e é capaz de suportar cargas estáticas altas em baixas velocidades.